top of page

Prefeitura de Leopoldina decreta situação de emergência por causa da dengue


O Prefeito José Roberto decretou situação de emergência devido ao surto de dengue na cidade agravado pelo período de condições climáticas favoráveis para proliferação do mosquito Aedes aegypti. A decisão foi publicada nessa sexta-feira (29) na edição 1675 do Diário Oficial dos Municípios Mineiros. Segundo o decreto, a Prefeitura se baseou no levantamento da Secretaria Municipal de Saúde ratificado pela Gerência Regional de Saúde do Estado de Minas Gerais de que Leopoldina se encontra em período epidêmico e portanto, em situação de risco iminente de transmissão daChikungunya e Zika Vírus.


De acordo com o decreto, fica autorizada a Secretaria Municipal de Saúde e os demais órgãos da Administração Pública Municipal, no âmbito de suas atribuições, adotar todas as medidas que se fizerem necessárias ao restabelecimento da situação de normalidade e segundo o artigo 3º, fica autorizada a aplicação do Plano Emergencial de Combate à Dengue, elaborado pelos setores técnicos do Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual e pela Secretaria Municipal de Saúde.


Em matéria publicada na Agência Minas desta quinta (28), o Exército colocou-se à disposição para atuar no combate ao mosquito nos municípios do estado e o apoio será voltado para as ações de prevenção e controle dos focos do vetor, com visitas casa a casa e mobilização da população. De acordo com o Coronel Ferreira, “o exército dará todo o apoio necessário para atender às demandas dos municípios para acabarmos com essa epidemia”, afirmou.


O vice-governador e presidente do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, Antônio Andrade, a Subsecretária de Vigilância e Proteção à Saúde, Celeste Rodrigues, o Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Rodrigo Said e o Chefe do Estado Maior da 4ª região do Exército, Coronel Ferreira se reuniram na sede do Comando da 4ª região do Exército, em Belo Horizonte, para discutir a participação da entidade nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, febre Chikungunya e Zica Vírus.


Após o Carnaval, a SES-MG dará início a uma ação de capacitação regionalizada, que visa preparar os militares para atuarem no combate ao mosquito nas residências. As equipes das Regionais de Saúde da SES-MG serão as responsáveis por essa capacitação do Exército.

O Ministério da Saúde e os estados investigam 3.448 casos suspeitos de microcefalia em todo o país. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.


O VIGILANTE ONLINE com José Augusto Cabral.


  • Wix Facebook page
  • ov
  • gi
  • Wix Google+ page
bottom of page