top of page

AVAC – Associação dos Valentes Amigos dos Cães precisa de mais apoio

  • Foto do escritor: jornalinconfidencia
    jornalinconfidencia
  • 24 de jul. de 2015
  • 3 min de leitura

DA REDAÇÃO - A AVAC – Associação dos Valentes Amigos dos Cães – é uma Organização sem fins lucrativos, localizada em Leopoldina. Criada para acolher, proteger, tratar e amar animais vítimas de abandono e maus tratos, a AVAC conta com a colaboração de voluntários, que dedicam parte de suas vidas a este trabalho. É o caso de Bárbara Santos, que esclarece nesta entrevista, como é o dia a dia da instituição.


O VIGILANTE ONLINE – Quando foi criada a Associação?

Bárbara Santos - Em agosto de 2014.


O VIGILANTE ONLINE - Quantas pessoas integram atualmente a Associação?

Bárbara Santos - Voluntários são muitos, alguns na parte da limpeza, outros contribuindo com doações de dinheiro para abater nas contas e ração. Mas na diretoria da associação são apenas 6 pessoas.


O VIGILANTE ONLINE - Quais são os principais serviços prestados?

Bárbara Santos - A AVAC hoje atua da seguinte forma: Resgatamos animais vitimas de maus tratos, acidentados, doentes e filhotes. Não temos condições financeiras de resgatar todos os animais da rua, e nem de castrar todos. Então damos prioridades aos que estão mais necessitados. Fazemos Feira de adoção consciente aos sábados na praça para doar e dar espaços para novos animais precisando de ajuda.


O VIGILANTE ONLINE - Vocês têm um balanço dos serviços prestados pela Associação desde sua fundação até o dia de hoje?

Bárbara Santos - Aproximadamente cerca de 80 animais adultos tratados e devolvidos as ruas, alguns doados e no momento cerca de 20 cães adultos vivem na sede da ONG esperando um lar. Cerca de 150 filhotes, todos resgatados das ruas e doados em feiras de adoções. E aproximadamente uns 40 animais já foram castrados com a ajuda de voluntários que nos doam a quantia da castração legal, da equipe Center Vet que é a Clinica parceira da ONG.


O VIGILANTE ONLINE - De que maneira as pessoas podem colaborar ou participar das ações da Associação?

Bárbara Santos - A maneira mais direta e que mais precisamos de ajuda é financeiramente, para abater nas dividas em Clínicas Veterinárias. Infelizmente, todos os cachorros resgatados precisam de tratamentos que não ficam baratos. Fora as contas de luz e água, aluguel, ração e medicamentos. A AVAC realiza semanalmente o seu Bazar Beneficente, com o objetivo de arrecadar dinheiro também pra pagar o tratamento dos animais. “Estamos sempre precisando de doações de roupas, sapatos e acessórios em bom estado. O bazar nos ajuda muito! Realizamos todos os sábados na praça Félix Martins”, comenta Bárbara, alertando que no próximo sábado dia 25 não haverá, pois acontecerá o Arraiá beneficente da Ong, na Clínica Center Vet, rua Antônio Oliveira Guimarães, 37, Centro (em frente ao INSS). Na festa haverá Bazar e feira de adoção, juntamente com todas as atrações da Festa Julina.


O VIGILANTE ONLINE - Quais os principais problemas em relação aos animais, em Leopoldina?

Bárbara Santos - Falta a conscientização da população visto que o abandono ainda é o principal problema. Devemos ainda ressaltar que um projeto de controle da população de cães de rua foi apresentado no final do ano passado, e que se for aprovado irá realizar o controle de população de maneira eficiente e conforme as leis vigentes no município.


O VIGILANTE ONLINE - Como é a receptividade da população em relação a este trabalho?

Bárbara Santos - Razoável, queria dizer que é ótima, mas ainda precisamos de mais. Estamos no inicio de um belo trabalho, e muitas pessoas ainda não conhecem, pode ser que com o alcance de mais pessoas sensibilizadas consigamos mais doações.


O VIGILANTE ONLINE - Ao encerrar esta entrevista, vocês gostariam de acrescentar algo sobre algum assunto que não tenhamos perguntado?

Bárbara Santos - As pessoas as vezes costumam confundir nosso trabalho, as vezes por falta de informação, e acham que temos a obrigação de recolher todos os animais que estão na rua, mas somos uma equipe de voluntários fazendo um trabalho social. No momento só resgatamos animais debilitados e que estejam realmente precisando de ajuda.


Com um maior apoio da população, poderemos castrar cada vez mais animais e assim diminuir o índice de animais sofrendo nas ruas. Estamos precisando de um pouco mais de apoio para exercer uma função bem bacana na cidade.


No próximo dia 2 de agosto será sorteada uma bicicleta de criança, semi-nova. Os bilhetes custam R$ 1,00 e estão sendo vendidos por voluntários, e também na Center Vet. A arrecadação será destinada ao pagamento das dívidas da instituição.


A Lei Federal nº 0.605 de 1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, legitima a denúncia de maus-tratos através do seu artigo 32. A denúncia pode ser feita em delegacias de Polícia Civil ou no Ministério Público.



O VIGILANTE ONLINE.



 
 
 

Comentários


  • Wix Facebook page
  • ov
  • gi
  • Wix Google+ page

© Grupo Inconfidência HC&P Ltda. Criado com Wix.com.

Todos os direitos reservados.

Proibida a cópia de conteúdos e imagens sem prévia autorização.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ Social Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page